R. Pedro Gondim, nº 146, Bairro Pref. Jaime Pereira. Cuité Paraíba. Fundada em 18/10/2000. Reconhecida de Utilidade Pública - Lei Estadual nº 10.384/14, de 29/12/2014 e Lei Municipal nº 645/05 - DOM nº 2.827, de 23/05/2005.
Nossa identidade visual representa os principais elementos da cultura popular de base comunitária, além resguardar a memória do movimento cultural cuiteense, que teve início nos idos dos anos 1994, na Comunidade do Aliança. #festival25anosSAD #cultural#culturaviva
Em reunião realizada ontem, 23, a diretoria da SAD e parte da equipe técnica do Pontão de Cultura Terras Cuyetés, definiram a programação alusiva às comemorações dos 25 anos de fundação da instituição, bem como aprovaram um plano de trabalho para a expansão da rede colaborativa local e regional da Política Nacional Cultura Viva, que conta com uma série de ações que fortalecerão o trabalho dos pontos de cultura no Território Criativo do Agreste, que abrange o Curimataú e Seridó da Paraíba, além de parte do Trairi e Seridó Potiguares. A programação se estenderá de agosto até outubro e contará com a realização de seminários, oficinas e apresentações.
"Em um ambiente de muita descontração, pudemos rememorar parte da trajetória dessa instituição que é um verdadeiro Patrimônio Sociocultural da Paraíba, e avaliar o tanto que já se fez em prol da comunidade". Comentou Jean Ferreira, técnico e dirigente da SAD.
Acompanhem as redes sociais da SAD no Instagam: @sadh_cuitepb e fique por dentro das novidades.
MAIS ALIMENTOS. O Ponto de Cultura Paixão Junina arrecadou e doou mais de 150KG de itens da cesta básica ao Banco Municipal de Alimentos. A arrecadação foi realizada durante o evento de estreia do espetáculo 2025, no último dia 19, em Cuité (PB). Somados à arrecadação do Bloco Alô Paixão, durante o carnaval, já são mais de 400KG de alimentos doados pelas iniciativas culturais da SAD diretamente ao banco de alimentos neste ano.
Se liga nesse recadinho do coração do nosso sempre brincante, Luciano Lemos, lá da nossa querida Baraúnas. Aproveitando, agradecemos a parceria de todos os queridos brincantes dessa linda e acolhedora cidade. Sintam-se todos abraçados.
Luciano Lemos participou da Paixão Junina como brincante, cantor e marcador (com título de 1º Lugar).
Resumo da participação dos representantes do Pontão de Cultura Terras Cuyetés e do Fórum Território Cultural Curimataú e Seridó, no Seminário SECULT Itinerante, que reuniu os novos gestores municipais e agentes culturais das 12 cidade da 4a. Regional de Cultura da Paraíba, onde acompanharam a prestação de contas do Governo da Paraíba, por meio do secretário Pedro Santos e seus auxiliares, e ouviram atentamente as perspectivas para o futuro da produção cultural paraibana.
Em entrevista a jornalista Luciana Teixeira, da Rádio Cidade Cuité (89FM), o produtor cultural e ex-secretário de cultura de Cuité, Jeancarlo Sousa, falou sobre sua trajetória, que conta em seu currículo o grande feito da reativação da Paixão de Cristo no Maior Teatro ao Ar Livre da Paraíba, ao lado do renomado cineasta Ismael Moura, e o legado da Sociedade Aliança de Desenvolvimento-SAD no processo de democratização do acesso à cultura e à arte. O ativista fez questão de rememorar e enfatizar o Fórum Informal de Cultura realizado em 07 de setembro de 2007, que resultou na criação da Primeira Carta de Cultura de Cuité, que homenageou o Maestro Moca (Demócrito Humberto da Fonsêca), e foi decisiva para gênese do Sistema Municipal de Cultura da cidade. "Em 2005, eu passei a fazer parte da Sociedade Aliança, e lá foi uma grande escola para mim e muitos agentes culturais de Cuité". Enfatizou.
A proposta de criação da Comenda Mérito Cultural Paraíba é de autoria do Conselheiro Dimas Ribeiro, que representa a 4ª Regional de Cultura, que compreende as 12 cidades das mesorregiões do Curimataú e Seridó do Agreste Paraibano, por meio do Fórum Território Cultural e do Pontão de Cultura Terras Cuyetés, e visa reconhecer àqueles cidadãos que prestaram e/ou prestam relevantes serviços à cultura da Paraíba, além dos Mestres da Cultura Popular. A proposta irá à tramitação nas comissões temáticas do colegiado estadual e voltará ao Plenário para apreciação, contudo já conta com o apoio de todos os conselheiros que se pronunciaram favoravelmente, inclusive do Presidente do Conselho, o Secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, que apoiou e disse que a propositura do Conselheiro Dimas Ribeiro seria levada ao Governo do Estado, para oficialização por meio de decreto do governador João Azevedo.
A proposta prevê que o nome da honraria seja escolhido por indicação de lista quíntupla votada no Plenário do CONSECULT, indo à votação popular virtual. Já os homenageados deverão ser indicados pelos conselheiros, mediante regulamento que será elaborado por uma Comissão Especial do colegiado. Na mesma reunião o Conselheiro apresentou projeto que denomina o Plenário Conselheiro Wills Leal, em justa homenagem ao alagoagrandense que prestou relevantes serviços ao cinema e cultura da Paraíba.