quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Geração de oportunidades através do Turismo, a SAD apoia e se engaja nessa luta


A Sociedade Aliança de Desenvolvimento apoia as iniciativas que visam o desenvolvimento coletivo, sobretudo aquelas que buscam implementar políticas emergentes que geram emprego e renda a partir do aproveitamento do nosso potencial sustentável, dos saberes e fazeres da população, que têm uma potencial transformador indescritível.

Nesse aspecto está o desenvolvimento local e regional a partir do aproveitamento das nossas potencialidades, seja na área da inovação e do uso criativo dos recursos naturais, seja na capacidade cultural, histórica e artística. E um bom exemplo disso é o Projeto Trilhas da Serra criado e coordenado pelo professor - empreendedor Tarcísio Sales, que conta com o apoio e o suporte da SAD para alavancar o turismo de aventura com motor de geração de emprego e renda na cidade e no campo. A 'invenção' (como ele costuma dizer), de Tarcísio é uma das principais molas da economia mundial. O turismo ecológico, cultural, histórico e de aventura é, a preço de hoje, um dos maiores carreadores de dividendos para uma cidade, região, estado, existindo até países que lucram alto com esse tipo de atividade. 

Para tanto, alguns outros trabalhos, a exemplo da articulação regional através dos fóruns de discussão e construção de um roteiro turístico, já estão novamente sendo articulados para a concretização dessa rica alternativa. Dessa forma, a SAD se apresenta como parceira, e aproveita para divulgar a próxima atividade deste coletivo e o convite do Fórum de Turismo:

ASCOM/SAD
Com Tarcísio Sales e Trilhas da Serra


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

A SAD É DESTAQUE NA IMPRENSA PARAIBANA


Não é de hoje que a Sociedade Aliança de Desenvolvimento - SAD tem ocupado local de destaque na imprensa paraibana. Assim também são os projetos que a equipe elabora e executa com excelência desde a sua efetivação como Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, ainda no início dos anos 2000, quando já colecionavam importantes conquistas e batiam os seus próprios números em participação popular. 

A notória capacidade técnica e gerencial da SAD foi duplamente reconhecida, através da Lei Estadual de nº 10.384/14 (29.12.2014) – DOE nº 15.721 (30.12.2014) e da Lei Municipal nº 645/05 - DOM nº 2.827 (23.05.2005) foi declarada de utilidade pública com louvores. Além dos instrumentos legais citados nesta matéria, o maior reconhecimento da entidade vem da população que costuma apoiar e prestigiar os projetos e eventos realizados por ela.

A SAD é uma entidade comunitária comprometida com o bem comum da população da sua comunidade de origem, e em extensão do Território do Curimataú e Seridó Paraibano, na qualidade de articuladora do Fórum de Cultura, e do Fórum de Desenvolvimento do Turismo na quarta região geoadministrativa da Paraíba.

Abaixo, trazemos algumas matérias sobre a SAD que circularam nos principais jornais da PB:

ASCOM/SAD.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Campanha 2017: Seja + 1 colaborador da ação social na sua comunidade.

  A diretoria da Sociedade Aliança de Desenvolvimento - SAD, torna público que, por meio do Edital 001/2017 de 25 de Janeiro de 2017, convoca a todos os membros da entidade para o recadastramento dos sócios, bem como para abertura nos novos cadastros.

  A ação faz parte do plano de atualização e expansão das atividades da entidade,  que desde a sua fundação tem se dedicado às questões sociais, ao protagonismo e o controle social, a formação e ao empoderamento popular.

  As pessoas e as entidades interessadas a se tornarem membros da SAD, deverão procurar a sede da associação, ou enviar email através do formulário de contatos disponível nesta página, para maiores esclarecimentos.

ASCOM-SAD.
GAPRES.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

O papel fundamental dos Conselho Municipais e a atuação da Sociedade Aliança-SAD.


   De acordo com o que doutrina Gohn (2011, p. 7), sobre o papel dos Conselhos como instâncias de Controle Social, estes podem ser entendidos como “canais de participação que articulam representantes da população e membros do poder público estatal em práticas que dizem respeito à gestão de bens públicos”. Considerados como uma das principais novidades no que tange a experiência de democracia participativa no Brasil contemporâneo, inaugurada com a Constituição de 1988, podem ser encontrados na totalidade dos municípios brasileiros. Com um nível de articulação, preferencialmente, estabelecidos nos três níveis de governo, os conselhos abrangem uma ampla gama de políticas públicas. Representando assim, um excelente contributo para o aprofundamento da relação Estado-Sociedade. Através de canais públicos e plurais, os conselhos oportunizam aos cidadãos, a integração e participação no processo de planejamento, formulação e controle das políticas públicas, propiciando dessa forma uma alocação mais justa e eficiente dos recursos públicos. Estes colegiados têm assumido cada vez mais uma enorme relevância, prova disso é o fato de que uma grande parte dos recursos que o governo federal libera aos Estados e Municípios estão vinculados à instituição e ao funcionamento de conselhos. 

   Nesse contexto, a Sociedade Aliança de Desenvolvimento-SAD assume um papel fundamental no protagonismo e no controle social, uma vez que compõe institucionalmente, de acordo as leis municipais específicas, os múltiplos colegiados locais, de acordo a abrangência de atuação das suas atividades associativas. Conheça a atuação da SAD nos colegiados do Município de Cuité:

Assento no Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS desde o ano de 2004, presidindo-o por 04 (quatro) mandatos, sendo: 01 (um) quadriênio e 03 (biênios). Entidade parceira na realização de conferências municipais, sempre se destacando na relatoria, e representação do município nas etapas estaduais e nacionais.
Assento no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes - CMDCA desde o ano de 2004, presidindo-o por 03 (três) mandatos, sendo: 01 (um) quadriênio e 02 (biênios). Entidade parceira na realização de conferências municipais, sempre se destacando na relatoria, e representação do Município nas etapas estaduais e nacionais.
Assento no Conselho Municipal do Idoso - CMI desde o ano de 2011 com assídua e destacada participação das atividades do Conselho e dos órgãos congêneres.
Assento no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA desde o ano de 2004, como entidade parceira na realização de conferências municipais, sempre se destacando na relatoria, e representação do Município nas etapas estaduais e nacionais.
Assento na Comissão PRÓ – SELO UNICEF – 2009/2013 e 2014/2016. Município aprovado nas duas edições.
Assento no Conselho Municipal de Educação - CME desde o ano de 2008. Entidade-Relatora da proposta de Lei do Sistema Municipal de Ensino aprovada pela Câmara Municipal e parceira na realização de conferências municipais, sempre se destacando na relatoria, e representação do Município nas etapas estaduais e nacionais.
Assento no Conselho Municipal da Alimentação Escolar - CAE desde o ano de 2008; ocupando a Vice Presidência por dois (02) mandatos.
Assento no Conselho Municipal de Políticas Culturais – CONSECULT, desde o ano de 2008; Entidade parceira da elaboração Lei do Sistema Municipal de Políticas Culturais e parceira na realização de conferências municipais, sempre se destacando na relatoria, e representação do Município nas etapas estaduais e nacionais.

Assento no Conselho Municipal de Saúde - CMS desde o ano de 2004; Entidade parceira na realização de conferências municipais, sempre se destacando na relatoria, e representação do Município nas etapas estaduais e nacionais.

ASCOM/SAD.

sábado, 18 de fevereiro de 2017

OPINIÃO: Professor e sociólogo José Zito de Lima.


"A Sociedade Aliança de Desenvolvimento sempre prestou relevante trabalho de cunho social e cultural em nosso município. Vale a pena destacar que a Quadrilha Paixão Junina é apenas um dos destaques interestadual da SAD. A atuação de seus membros, que ressalto, dentre eles, o amigo Dimas Ribeiro, sempre tiveram o orgulho de levar o nome da nossa amada terra em todos os lugares por onde passou. Desde apresentações culturais como em vários eventos a exemplo de conferências e seminários. Parabéns pelos esforços empenhados e pelo brilho que sempre nos enaltecem". José Zito de Lima. Professor e amante da Cultura. (enviado por email).