quarta-feira, 8 de março de 2017

Aliança: a comunidade que respira cultura e valoriza o protagonismo feminino


Nos dias em que se dá ênfase a determinado setor da sociedade, no caso de hoje (08), onde as lutas e as conquistas femininas são celebradas no mundo inteiro através de um dia dedicado como marco internacional do empoderamento da mulher, é comum que as instituições e os meios de comunicação se utilizem da história de pessoas para mostrar que é possível se obter resultados positivos em ações e projetos que vão desde objetivos pessoais e individuais até os grandes feitos coletivos. São pessoas servindo de exemplo para outras pessoas quando o assunto é a conquista de espaço. 

E ninguém melhor do que as mulheres para demonstrar que é possível dividir o tempo, superar barreiras e preconceitos para conquistar o seu lugar ao sol. Ainda mais, quando falamos de mulheres que, além de profissionais das mais diversificadas áreas, são estudantes, mães, esposas, donas de casa, e especialmente, artistas. São agentes culturais.

E não sendo diferente a SAD escolheu dentre as suas principais atividades - a produção cultural, três de uma vasta lista de destaques femininos da Comunidade Aliança, que representam muito bem as mulheres bem sucedidas no ramo artístico-cultural, cada uma em sua categoria e com o seu jeito de ser, mas que graças aos seus esforços a Comunidade Aliança e a cidade de Cuité alcançou um espaço de referência e destaque nacional. Conheça que são elas:

                                                               foto da internet
MINERVINA FERREIRA - Ainda com quinze anos de idade, começou a cantar os primeiros versos, "brincando", com um simples pedaço de pau e uma bacia, fazendo de conta que era uma sonora viola. Dentre as repentistas, Minervina ou Minerva, como alguns a chamam, é das mais experientes. Porém, ainda que seja sobrinha de cantador, enfrentou na família, sérios preconceitos para levar adiante a profissão de cantadora. Além de repentista, Minervina é professora primária aposentada e trabalha na saúde pública em Cuité como agente de saúde. A poetisa também atuou no campo da política onde foi uma das prepussoras do movimento do trabalhador rural, chegando a ser candidata à vereança. Também prestou relevante trabalho comunitário junto à Igreja Católica. Reconhecida nacionalmente como uma grande repentista e cantadora popular. Seus versos já encantaram ninguém mais, ninguém menos, que ao imortal Ariano Suassuna, que conheceu Minervina quando esta se apresentou no Recife. Na cerimônia de sua posse, a Presidenta Dilma Rousseff escolheu a música "Mulher de Hoje", de autoria de Minervina, como símbolo da chegada, pela primeira vez, de uma mulher ao maior cargo da República, o que nos dá a dimensão da criatividade e importância cultural do trabalho da poetisa da Serra de Cuité. Apesar de não fazer parte da SAD diretamente, Minervina é moradora da comunidade há muito tempo.

 foto: arquivo pessoal
foto: Capta Filmes


DAYANA PRISCILA - Estudante do Curso de Pedagogia, bailarina, instrutora de ballet contemporâneo, é a Rainha da Quadrilha Paixão Junina da SAD, e carrega consigo os títulos de TRI-Campeã do Festival Paraíbano - Etapa da Borborema (2014, 2015 e 2016); Melhor Rainha Junina da Paraíba do Concurso da Federação Paraibana de Quadrilhas Juninas - FEQUAJUNE - Campina Grande - PB (2016), e Segunda Melhor Rainha do Brasil do Concurso da Confederação Brasileira de Quadrilhas Juninas- CONFEBRAQ - Belém-PA (2016). A artista também se destaca ao interpretar por três anos consecutivos o papel de "Maria Mãe de Jesus" na Paixão de Cristo de Cuité, no Maior Teatro ao Ar Livre da Paraíba.
foto: Stúdio Hadjara

HELLENA LIMA - Estudante do Curso de Biologia, bailarina, instrutora de ballet contemporâneo, é a Noiva da Quadrilha Paixão Junina da SAD, e carrega consigo os títulos de TRI-Campeã do Festival Paraíbano - Etapa da Borborema (2014, 2015 e 2016). Escolhida pela crítica uma das melhores noivas juninas da Paraíba e do Rio Grande do Norte, também trabalha na área de make-up e desenho artístico. 

ASCOM/SAD
Com: Assessorias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentário.