segunda-feira, 13 de março de 2017

OPINIÃO: Izabel Mendes - Assistente Social (Especialista em Gestão de Saúde e do SUS)


    Após a ascensão da Nova República houve uma intensa expansão das áreas de atuação dos Movimentos Sociais e, consequentemente das ONGs (Organizações Não-Governamentais). As ONGs começaram a destacar-se em meio ao cenário nacional democrático, pois estas se encontram atreladas as demandas oriundas das classes menos favorecidas, proporcionando a luta contra a exclusão social e ao elitismo político. O trabalho desenvolvido pelas ONGs representa um enorme ganho para a sociedade, visto que, o mesmo colabora para o entrelaçamento entre as políticas públicas e os direitos que outrora foram desconhecidos ou negados para uma grande parcela da população. Nasceram com o propósito de realizar uma parte do trabalho social, cujo Estado não consegue ou não possui interesse em concretizar, a função primordial dessas organizações é atender as necessidades das classes populares mais humildes e desamparadas pelo poder público, proporcionando as mesmas um rosto e uma voz que outrora lhes fora negada.

    Neste cenário destaco a Sociedade Aliança que tem sido um divisor de águas por sua atuação na nossa cidade Cuité, levando a toda comunidade a visibilidade e a valorização que sua gente merece, através do resgate da cultura local e regional, da politização de seus membros para atuarem nos diversos seguimentos participativos da sociedade assumindo um papel fundamental no protagonismo contribuindo cada vez mais para a conscientização dos nossos munícipes junto aos seus direitos socio-juridicos. É através da SAD que tiveram ascenção vários artistas de nossa terra que nos presentearam com prêmios recebidos, participação em Conselhos, congressos, lutas de classes, projetos de relevância social e muito mais que traz orgulho para nossa Cuité.

    Sem dúvidas a Sociedade Aliança já contribuiu e ainda tem muito a contribuir com o desenvolvimento dessa cidade agindo com ações concretas, bem como de modo peculiar e pequenas doses de carinho e afeto onde as esferas governamentais não conseguem adentrar nessa manobra de cunho subjetivo. Por esses e outros motivos, a SAD vem crescendo e acrescentando diferença em Cuité, ficando aqui os nossos votos de sucesso e a certeza de nossa contribuição ainda que mínima para o crescimento dessa sociedade que precisa ser não apenas no papel, mais sim, de fato e de direito justa e igualitária no resgate histórico do nosso povo e principalmente na busca da efetivação dos direitos sociais garantidos na Constituição Federal, com o intuito de expandir essas ações abrangendo não apenas um Bairro, um Município e sim um Território.

ASCOM/SAD.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentário.