quarta-feira, 3 de maio de 2017

PAIXÃO JUNINA 2017: ALÉM DE CUITÉ, PROJETO DA SAD LEVA CULTURA A JOVENS DO TERRITÓRIO DO CURIMATAÚ E DO RN.



A premiada Quadrilha Paixão Junina da cidade de Cuité, Território do Curimataú Paraibano, é mais um projeto da Sociedade de Aliança de Desenvolvimento-SAD, que tem como objetivo principal possibilitar o acesso de jovens e adultos a essa modalidade cultural que integra, além das artes cênicas, diversas outras vertentes na representação da maior tradição popular do nordeste – os festejos juninos. O que mais chama a atenção nesse projeto são as dimensões e a abrangência que o mesmo apresenta. Com uma média de cento e cinquenta (150) pessoas envolvidas entre brincantes, produtores, figurinistas, coreógrafos, músicos, artífices e etc, atualmente está ramificado em outras seis cidades do entorno regional.

O  projeto que é prioritariamente voltado para o público cuiteense de onde se revelam bailarinos, dançarinos, atores e brincantes de altíssima qualidade técnica e compromisso com o fazer cultural, também consegue se expandir às cidades circunvizinhas atraindo uma parcela significativa de participantes do mesmo nível de dedicação para com o trabalho.

Nesse sentido, a quadrilha (junina) vem desempenhando um importante papel no tocante a oferta de cultura não só na cidade de Cuité, onde atende ao número de mais de cem participantes, nossas valiosas "pratas da casa" como também, por extensão, nas cidades de Baraúna, Barra de Santa Rosa, Picuí e Nova Floresta na Paraíba, e ainda, Jaçanã e Currais Novos no Rio Grande do Norte. 

Dessa forma, a Sociedade Aliança - SAD, através da Paixão Junina, reforça o seu pioneirismo em enfatizar os folguedos juninos, desde os tempos do Arraial do Aliança (projeto que perdurou por exatos 16 anos), bem como de atuar em rede (visto que coordena o Fórum de Cultura do Território do Curimataú), regionalizando o acesso à cultura e ao desenvolvimento a partir da arte e dos saberes e fazeres populares além das fronteiras de Cuité.

Vejamos que são os brincantes das cidades da região acolhidos no Projeto Paixão Junina 2017: Luciano Lemos e Luciano Nóbrega (Baraúna/PB); Fabrício Bezerra (Barra de Santa Rosa/PB); Hadillys Nathielson, Júnior Azevedo, Júnior Silva e Paulinho Santos (Picuí/PB); Cleytom Fernandes e Neto Gilmar (Nova Floresta/PB); Dallyne Silva, Eduardo Ferreira, Eduardo Medeiros, Jackson Medeiros, Weldes Bandeira, Williemerson Araújo, Wilsson Ferreira e Yzeque Silva (Jaçanã/RN); e, Thiago Freire (Currais Novos/RN);

ASCOM/SAD.
Com: Coordenação/PJ.

1 comentário:

  1. Com muito orgulho faço parte dessa família que é a Paixão Junina!
    Um projeto grandioso que ultrapassa fronteiras.
    Hadilys Natiélyson

    ResponderEliminar

Deixe seu comentário.